A Rinoplastia Estética é um procedimento cirúrgico indicado para pacientes que se sentem desconfortáveis com a região osteocartilaginoza do nariz. E as possibilidades do procedimento e onde as intervenções devem ser realizadas são determinadas pelo cirurgião.
Ainda, cabe ressaltar que a estrutura nasal é complexa e costuma variar intensamente de indivíduo para indivíduo, e por isso, existem algumas limitações técnicas para a cirurgia. Quando essas limitações estruturais são ignoradas o procedimento pode acarretar a desarmonia do conjunto facial do paciente.
Possíveis doenças patológicas como: sinusites, coriza, rinites crônicas, dificuldade em respirar devem sempre ser levadas em conta tanto antes da realização, quanto no período de cicatrização do mesmo. Também, algumas deformidades anatômicas devem ser corrigidas durante a rinoplastia, para que o resultado seja sempre o melhor possível. Em alguns casos mais complexos é indicado o acompanhamento de um otorrinolaringologista para que o procedimento seja realizado com total segurança.